quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

SALVE SEUS DENTES

Ultimamente comecei a revisar todos os meus livros relacionados a terapias naturais ou alimentação e achei um, da Rika Zarai - A Minha Medicina Natural, onde ela dá umas dicas legais de como cuidar dos dentes de modo natural. Comecei a fazer o que ela diz no livro e estou gostando, por isso resolvi postar aqui. Espero que gostem.
...

Tratamento que convém aplicar às gengivas e dentes:

1. Escovar os dentes com dentifrício feito com argila, ou melhor, com o ‘dentifrício fortificante’ , no qual se molha a escova antes de utilizá-lo como qualquer pasta dental.
2. Escolher uma escova semidura e escovar com muita energia, de baixo para cima e de cima para baixo, nunca lateralmente.
3. Escovar as faces internas dos dentes tão cuidadosamente quanto as externas.
4. Escovar igualmente as gengivas, que devem ser ‘empurradas’ sobre os dentes, interna e externamente.
5. Após o café da manhã, ou depois do jantar (melhor ainda: após qualquer refeição) bochechar água salgada. Esses bochechos são preparados assim: colocar uma boa colherada (café) de sal marinho não refinado em um copo de água quente (fervendo, não!). Esses banhos tonificam, descongestionam e cicatrizam admiravelmente as gengivas. Para espanto de meu dentista, consegui cicatrizar minhas gengivas em um tempo recorde depois de uma operação.
6. Após lavar, massagear as gengivas com azeite de oliva de primeira pressão a frio. Esse azeite vitaminado fortalece melhor as gengivas que qualquer remédio. As gengivas superiores devem ser massageadas de cima para baixo, as inferiores, de baixo para cima.
7. Para massagear corretamente, convém utilizar o polegar previamente untado com o azeite. A massagem:
• Traz a gengiva sobre os dentes;
• Expulsa os detritos alimentares que se encontram entre o dente e a gengiva;
• Deixa a carne mais firme.
8. Evite os dentifrícios medicinais “enriquecidos” com antibióticos; eles destroem o equilíbrio da flora bucal, cujo papel consiste em nos proteger; os desinfetantes, com o tempo, acabam irritando as gengivas.
9. Evitar as balas e doces, que mantém na nossa boca uma cultura de bactérias perigosas.
10. Acalmar as crises dentárias ou as dores provocadas pelos abcessos, aplicando sobre a gengiva um pedaço de “figo seco cozido em leite”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário